Quando as Actividades da Vida Diária, AVDs, não são garantidas pelo próprio, configura-se o estado primário de Dependência. É possível assegurar uma vida normal recorrendo ao apoio de pessoas e de equipamentos apropriados que compensem as quebras de autonomia.
Tipicamente, a dependência acontece na idade avançada mas pode acontecer em qualquer altura da vida por causas naturais ou provocadas, desde logo no próprio acto do nascimento até aos acidentes traumáticos com consequências temporárias ou permanentes.
Os serviços de Apoio Domiciliário estão caracterizados em Lei e Regulamento próprios. As Auxiliares de Geriatria ou as Ajudantes Familiares prestam serviços não-médicos estando as suas funções claramente descritas.
De uma forma simplificada, poder-se-á dizer que as funções duma Auxiliar correspondem a tudo o que uma pessoa faria para ajudar um seu familiar dependente. Desde os cuidados de higiene ao acompanhamento ao exterior, desde a confecção da alimentação à administração da medicação passando pela limpeza do espaço e tratamento das roupas, mas sempre na dimensão dos cuidados e da pessoa que cuida.
A QUEM SE DIRIGE
- Idosos
- Deficientes
- Doentes
- Acidentados
- Convalescentes
HORÁRIOS
De 1 a 24h/ dia, 7 dias/ semana, 365 dias/ ano
SERVIÇOS BÁSICOS
- CUIDADOS À PESSOA
- Higiene pessoal
- Transferências, postura e locomoção
- Alimentação
- Medicação (administração)
- Companhia e estimulação cognitiva
- Acompanhamento ao exterior
- CUIDADOS NO LAR
- Confecção da alimentação
- Manutenção do lar
- Aquisição de bens e serviços
- Prevenção de riscos domésticos
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
- Enfermagem e Serviços Médicos
- Ambulâncias
- Fisioterapia
- Terapias (cinésio; fala; ocupacional)
Atenção EXTREMA a enfermos e Acompanhamento PALIATIVO
Quando os cuidados ao paciente exigem atenção redobrada e permanente, a Habicuidados disponibiliza os profissionais com os conhecimentos e com as qualidades humanas adequados a estas situações de extrema exigência.
As situações de Cuidados Paliativos exigem atenções específicas pelo que estes serviços só são prestados por equipas multidisciplinares especialmente concebidas e direccionadas para cada caso em particular. Constituídas por Enfermeiros com formação adequada, Médicos, Psicólogos e Auxiliares, cada caso é olhado de forma única e o serviço só é prestado se estiverem reunidos todos os recursos necessários.
Aluguer e Venda de EQUIPAMENTO HOSPITALAR e AJUDAS TÉCNICAS
Sobre esta tema consultar a página:
Formação e Recrutamento
Todos os Prestadores de serviços são possuidores de formação técnica e comportamental próprias da função.
Quando a formação não tenha sido obtida em instituições exteriores acreditadas, a Habicuidados ministra a formação básica essencial para o exercício da função de Ajudante Familiar.
A admissão de novos prestadores passa por um extenso processo de análise, avaliação e teste dos candidatos. Só preenchidos os critérios considerados essenciais é que a admissão é efectivada.
Adicionalmente às exigências legais regulamentares, as condições de elegibilidade constam dum formato próprio da Habicuidados e abrangem um elevado leque de apreciações técnicas, humanas e de postura social interior e exterior.