Perguntas Frequentes

— Respostas claras a questões habituais —

1) Que tipo de serviços presta a Habicuidados?

— Desde a higiene pessoal, como banhos e mudança de fraldas, a deslocações ao exterior para acompanhar os utentes ou fazer compras para a casa. Passa pela confecção das refeições, administração da medicação, tratamento de roupas e manutenção da limpeza da casa.

Uma Auxiliar faz tudo o que uma pessoa faria para ajudar um seu familiar dependente.

2) A Habicuidados está legalmente habilitada para praticar esta actividade?

— Sim, a Habicuidados é uma instituição licenciada pelo Instituto da Segurança Social e apresenta a Licença de Funcionamento (antigamente designada por Alvará) nº 5/ 2014 (última revisão) emitida ao abrigo do Decreto-Lei nº 64/ 2007 de 14 de Março.

3) Em que localidades é que a Habicuidados está presente?

— As Unidades Habicuidados prestam serviços nos concelhos onde estão sedeadas e, pelo menos, nos concelhos adjacentes.

Os actuais concelhos-sede são Aveiro, Lisboa, Vila Franca de Xira e Ponta Delgada (Ilha Terceira, Açores)

4) Quais os horários que praticam?

— Praticamos qualquer horário que seja solicitado pelo cliente.

Desde o serviço de menor duração (que é a higiene pessoal) com cerca de 1 hora, à presença permanente (alternativa aos Lares), 24 horas por dia, 7 dias por semana.

5) Como é que são as Auxiliares que prestarão os serviços na casa dos meus pais?

— O perfil típico duma Auxiliar Habicuidados é: senhora, meia-idade, ensino secundário, anterior ocupação profissional em empresas fora do âmbito do Apoio Domiciliário, livre de obrigações familiares, pertence à cultura nacional, apresenta alguma habilitação comprovada (diploma profissional, carta de condução, etc.)

6) Como é que fazem a admissão das Auxiliares?

— O processo de identificação e selecção das Auxiliares passa pelo cumprimento do que está estipulado no Regulamento oficial. A Habicuidados adiciona ainda um conjunto alargado de critérios que abrangem o conhecimento mais profundo da pessoa e de todo o seu histórico de vida e profissional.

Só preenchendo qualidades humanas e demonstrando vocação para esta actividade é que são validados todos os outros critérios, nomeadamente os de carácter técnico.

7) Nunca precisei destes serviços e, por isso, não sei do que preciso. Ajudam a preparar-me?

— Sim. Desde o primeiro momento, a Habicuidados, através dos seus responsáveis, dá apoio às famílias para encontrar e construir a solução mais adequada à situação. Desde o horário que melhor se adequa até aos artigos e equipamentos que deve adquirir para ter em casa.

Propõe também a solução mais ajustada à disponibilidade financeira que se pretende assumir.

8) Quanto custam os Vossos serviços. Têm uma Tabela de Preços?

— Sim, temos uma Tabela de Preços que define os preços para os serviços previamente tipificados.

No entanto, o preço praticado é quase sempre menos oneroso se for obtido por um orçamento elaborado com base na situação real. A Tabela de Preços é calculada com base nas situações mais severas e, por consequência, mais dispendiosas.

9) Fazem preços mais baixos para quem tem ADSE ou subsistemas de saúde do Estado?

— Não. A ADSE e os outros subsistemas de saúde do Estado não estabeleceram Protocolos com a Habicuidados. No entanto, colaboramos com os clientes no preenchimento dos formulários próprios para que, junto daquelas instituições, obtenham as comparticipações relativas aos serviços prestados.

10) Fazem preços mais baixos a outras instituições ou empresas. Têm Protocolos?

— Sim. Praticamos preços mais vantajosos para os clientes no caso de pertencerem às instituições com as quais foram estabelecidos Protocolos de colaboração privilegiada.

11) Os custos destes serviços são dedutíveis em IRS?

— Sim. Os Serviços de Apoio Domiciliário prestados por uma instituição licenciada – como a Habicuidados – são dedutíveis em sede de IRS e têm rúbrica própria.

12) Estabelecem um contrato de serviços com os clientes onde tudo fica escrito?

— Sim. Tudo o que é combinado com os clientes é reduzido a escrito num contrato que é subscrito por ambas as partes.

13) Posso alterar o tipo de serviços e os horários directamente com as Auxiliares?

— As alterações aos horários ou rotinas que estão previamente estabelecidas podem ser tratadas directamente com as Auxiliares. No entanto, tal só se torna efectivo quando acertado com a Habicuidados, decorrendo daí a alteração dos registos das presenças e de eventuais alterações dos honorários das prestadoras.

14) O que acontece se uma Auxiliar faltar, ficar doente ou for de férias?

— É substituída por uma outra Auxiliar. Faz parte das inclusões de qualquer contrato com a Habicuidados a “substituição de das Auxiliares em qualquer situação de ausência, previstas ou imprevistas”.

15) Se o relacionamento se degradar com a Auxiliar, como é que se resolve a situação?

— Em última instância, a Auxiliar é substituída. A actividade de apoio a pessoas dependentes, particularmente as idosas, implica um relacionamento de profunda intimidade e empatia. Quebrada essa harmonia, e não se antevendo que seja o idoso a se reajustar, recai sobre a Auxiliar o realinhamento da relação. A Habicuidados garante à Auxiliar substituída a continuidade da sua actividade profissional e a manutenção dos seus rendimentos.

16) Posso suspender o serviço por motivo de férias ou por internamento não previsto?

— O acordo contratual indica um período de pré-aviso para alterações previstas. O mesmo acontece para situações não previstas, sob determinadas condições. Este período de pré-aviso visa proteger a continuidade dos rendimentos das Auxiliares afectadas. Sugere-se que estes assuntos sejam colocados à Habicuidados tão cedo quanto possível de forma a encontrarem-se soluções que protejam todas as partes envolvidas.

17) Fazem seguimento do serviço que é efectuado aos meus pais?

— Sim. É uma inclusão do serviço pelo que, as responsáveis da Habicuidados, têm o compromisso de fazer o acompanhamento regularmente. Tal abrange todas as pessoas do sistema, Utentes, Auxiliares e Clientes. Cada acção relevante de acompanhamento é registada e transmitida formalmente ao cliente.

18) Como posso saber qual é que é a programação para os próximos dias e semanas?

— Consultando a Aplicação online na Área do Cliente cujo acesso por código secreto é facultado a cada cliente individualmente. O acesso concede a possibilidade de antever a programação futura próxima assim como o histórico mais recente.

19) Se tiver uma urgência fora d’horas ou durante o fim-de-semana posso contactar-vos?

— Sim. A Habicuidados labora 24h/ dia, 7 dias/ semana, 365 dias/ ano sendo que, os seus responsáveis, estão contactáveis em permanência, mesmo para além das horas normais de expediente.