Perspectivas

— Antevisão do futuro num percurso em parceria! —

A longevidade actual e o acréscimo da esperança de vida que se antevê para as gerações já de hoje, fazem com que se aguarde por uma sociedade ainda incógnita com sentida urgência na preparação das necessidades vindouras.

Enquanto se assiste actualmente à elaboração de cenários e à discussão daquilo que será uma população que contemplará idosos com até 130 anos de idade — como avançam alguns autores já para o final deste século — quer as autoridades oficiais, quer a sociedade civil esclarecida, apressam-se a construir soluções para os dias de hoje e para o futuro próximo.

Todo um mundo de exigências e de oportunidades se coloca à reajustada economia. Mais pessoas que vivem durante tanto tempo e que mantêm a capacidade de usufruir a vida com qualidade — para além de, em grande percentagem, continuarem a ter uma voz decisiva na economia — darão origem a novos serviços e produtos, sendo os mais imediatos as novas relações laborais, os assistentes autómatos inteligentes, habitação e transporte, turismo, entretenimento, saúde e lazer, interacção remota e tudo o que a informática e inteligência artificial já hoje nos proporciona e virá a intensificar.


As doenças crónicas e os problemas de saúde mais ou menos incapacitantes, continuarão a fazer parte do dia a dia do idoso, não obstante o que a medicina e todos os conhecimentos vierem a conseguir atenuar ou protelar.


A Habicuidados projecta-se no futuro como uma instituição que abraça esse longo e complexo período da vida.

Só com apoio diversificado e abrangente se garante um verdadeiro suporte a vidas que se transformaram e que reclamam enormes exigências.


Na acepção comum, o Apoio Domiciliário “esgota-se nos cuidados à pessoa idosa e às inerentes necessidades do espaço envolvente”. Tal não constitui a verdade completa. Essa é apenas uma faceta do apoio durante o período de dependência.


A Habicuidados é a instituição formada para acompanhar a pessoa durante um longo período da vida.

Inicia-se pelo elementar auxílio em casa a pessoas lúcidas e autónomas e desenvolve-se pela prestação gradual de serviços mais especializados solicitados pelos próprios utentes. O apoio em estado de dependência corresponde a uma fase tardia, normalmente requisitada pelos familiares descendentes.

Para corresponder a esse desígnio, a Habicuidados presta uma gama de serviços especializados muito extensa, quer por meios próprios, quer por via de parcerias com instituições estáveis e credíveis. A constituição das próprias equipas, operativas ou directivas, reflecte esse propósito pelo desfasamento etário entre os seus elementos.


Já somos (desde 1997!) e queremos continuar a ser por muitos e longos anos, o auxílio próximo à pessoa e às respectivas famílias.

Habicuidados, relações de confiança e para a vida!

A PARCERIA DUMA VIDA

A nossa parceria inicia-se em qualquer fase da vida, repercutida pelas pequenas necessidades do dia-a-dia:

  • Para quando se precisa duma empregada doméstica;
  • Para quando se necessita de ajuda numa viagem de família;
  • Para quando é urgente uma pequena reparação em casa;
  • Para ajudar na grande reorganização da casa;
  • Para o auxílio no período pós-parto;
  • Para situações de convalescença;
  • Para nos compensar “quando já não temos cabeça para tudo”;
  • Para cuidar de nós quando precisarmos alguém sempre ao nosso lado.

DIRIGIDOS AO AMBIENTE DOMÉSTICO E PESSOAL.
RELAÇÕES PARA A VIDA!

A Habicuidados dirige a sua acção ao apoio dentro da própria casa, mobilizando os profissionais adequados para a ajuda no que for necessário.

Somos a relação, não de um acontecimento, não dum período, não duma fase da vida: somos a relação duma vida que se inicia muito cedo no apoio a uma família ou a uma pessoa

Relacionamo-nos de muitas formas…

Veja em + Serviços/ Pessoas autónomas aquilo a que poderá recorrer em diversas situações e fases da vida.

Condensamos abaixo alguns dos muitíssimos serviços que disponibilizamos:

Conhecimento antecipado do Planeamento

Poder saber em qualquer momento, online 24h/ dia, o que está previsto e o que aconteceu nos dias anteriores.

Cada cliente acede à sua Área do Cliente tendo acesso privilegiado, nomeadamente, ao planeamento dos seus serviços e ao respectivo histórico.Igualmente, cada Colaborador acede remotamente à sua Área do Colaborador para se inteirar ou certificar da programação dos serviços e respectivos afazeres.

Empregadas domésticas

Disponibilizamos às famílias a ajuda necessária que assegure a qualidade de vida no lar conciliada com uma vida profissional intensa.

Vigilantes todos os dias

Programa “Habicuidados Vigilante”

Ajudar nas tarefas diárias da casa, fazer leitura dos sinais vitais, observar o estado de saúde físico e mental, assegurar as rotinas diárias, garantir que nada é esquecido, manter os familiares informados ao minuto.

O Programa Habicuidados Vigilante proporciona serviços domésticos na própria casa e a observação discreta do estado de saúde físico, mental e comportamental da pessoa. Disponibiliza simultaneamente e on-line aos familiares o resultado de Auditorias e Relatórios efectuados pelas Colaboradoras.

Serviços de Saúde em casa

“A saúde é o bem mais precioso e a nossa casa é o melhor lugar do mundo”

Conciliar as duas coisas é possível quando a saúde precisa de uma ajuda.

Enfermeiros/ Médicos (serviços programados)/ Fisioterapeutas/ Cinesioterapeutas/ Terapeutas da fala/ Terapeutas ocupacionais/ Podologistas/ Todo o tipo de Equipamento hospitalar.

Entretenimento “à la carte”

Porque o estímulo mental e social é necessário ao Homem, a Habicuidados oferece soluções de entretenimento individual ou de grupo, em casa ou no exterior, de acordo com os desejos de cada um. É sempre boa altura para preencher a alma de coisas agradáveis…

Aulas de música/ Aulas de pintura/ Passeios/ Passatempos/ Encontro de grupos/ Aulas temáticas

Pequenas Reparações Domésticas

Sentir-se bem em casa é manter uma casa funcional e aprazível.

A Habicuidados proporciona serviços de reparações domésticas de primeiro nível efectuadas por pessoal técnico de confiança.

Estores, Janelas e Portas/ Canalização e Fugas de água/ Pinturas e Renovações/ Estuques em tectos e paredes/ Infiltrações/ Etc.

Teleassistência e Telecuidados

Os equipamentos de teleassistência e de telecuidados permitem assegurar à distância um conjunto alargado de condições. Para os familiares, permitem monitorizar e acompanhar em contínuo situações de carácter crítico; para os utentes permitem viver em segurança aumentando as probabilidades de socorro em situações de emergência. Asseguram ainda assistência médica sem correrem riscos em deslocações e tempos de espera desnecessários.

  • Sistemas de acompanhamento e intercomunicação a distância.
  • Equipamento de alerta em situações de perigo eminente.
  • Monitorização permanente de: Localização GPS/ Detecção de presença ou distanciamento dentro de casa/ Temperatura interior com alerta no caso de se atingirem os limites.

Tecnologia e Assistentes remotos no Lar. IOT – a Internet Das Coisas

Usufruir das funcionalidades disponibilizadas pelas tecnologias digitais é uma forma de incrementar o conforto e a segurança no lar. A Internet Das Coisas é uma realidade dos nossos dias de que vamos depender cada vez mais. As soluções actuais permitem aos familiares saberem do que se passa na casa dos seus protegidos podendo interagir à distância. Proporciona uma segurança efectiva e concilia uma vida dinâmica com proximidade permanente.

“Estar dentro de casa” e poder dialogar em permanência

  •  Ter a informação exacta e poder actuar de imediato a partir de qualquer lugar
  • Receber alertas em situações de anomalia
  • Assegurar condições de inviolabilidade do espaço
  • Actuar no interior da casa: fechar e abrir portas e janelas; acender e apagar luzes; ligar e desligar electrodomésticos
  • Etc.